quarta-feira, maio 31, 2006 

Código Da Vinci


Finalmente resolvi a convite de amigos, largar os livros e a net e ir ao cinema.
Gostei da companhia e gostei do filme. Um thriller policial que nada deixa a dever ao original escrito por Dan Brown.

Trata-se de uma bela viagem através de belas paisagens e cenários de arte para nos contar a história do cristianismo que ao fim de 2000 anos ainda desconhecemos.

O filme faz-nos penasr, ao levantar tantas questões polémicas, como sejam a verdade ou não de Jessus ter tido uma companheira e deixado descendentes, e a sonegação de provas por parte da Igreja e das seitas que clandestinadas que lhe perpetuam o poder. Terá sido Maria de Magdala esposa de Jesus? Terá deixado descendentes? Os evangelhos terão sido cozinhados pelo bispado de Niceia a mandado de Constatino em 535 d.C.? Não estará a história ficcionada por aqueles que detêm o control e o poder?

No final ficou-me a ideia de Jesus ter sido um homem normal e comum como os demais mortais. Ele que nos disse "vós sóis deuses", ter-nos-à deixado aí mensagem de nossa origem divina e de nossa perfectibilidade, embora humana...

Sobre a história-enrredo do filme, se aquela rapariga será ou não uma descendente directa de Jesus, pouco interessa. O que conseguiram mostrar foi que seja ela ou não verdade, ela consegue usar para curar as suas mãos, consegue o feito de retirar do acto de se se drogar um adicto de heroína que encontra no Bois de Bologne, enquanto fogem á polícia... Afinal não seremos todos nós capazes, vez por outra, de dar algo de nós em carinho e calor humano para ajudar a libertar os que padecem e encontramos no caminho.

Retenho ainda, a ideia das palavras finais do actor Tom Hanks, quando se reporta à sua queda em criança no poço. Não tivesse sido a sua fé e teria morrido... vale a pena, segundo ele, acreditar que para continuar a ir à escola, a brincar, a ter de volta os pais, etc... crer-se em algo que nos transcende. Se assim acontece, nunca estamos sós, como ele não se sentiu só no momento de aflição que passara no fundo do poço durante aquela noite.
Viver, seguir em frente é um motivo, é uma fé...


Guerreiro da Luz

terça-feira, maio 30, 2006 

Avance sempre



Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar.
Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.
Se não conseguires fazer uma coisa grandiosa hoje, faz alguma coisa memso que pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.
Continua a andar e a fazer.
O que parecia fora do teu alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se continuares te movendo para frente.
A cada momento intenso e apaixonado que dediques aao teu objetivo, um pouquinho mais te aproximas dele.
Se páras completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.
Então continua andando e fazendo.
Não desperdices a base que já construiste.
Existe alguma coisa que podes fazer agora mesmo, hoje, neste exacto instante.
Pode não ser muito mas vai mantr-te no jogo.
Vai rápido quando puderes. Va devagar quando fores obrigado.
Mas, seja, lá o que for, continua. O importante é não parar!!!

Autor desconhecido

domingo, maio 28, 2006 

A todos um óptimo fim de semana

sábado, maio 27, 2006 

Garanta sua passagem de volta ao paraíso



Quando os problemas são resolvidos, mais do que sentir orgulho por ter encontrado as soluções, você terá orgulho de si mesmo

Certa vez, perguntei para o Ramesh, um de meus mestres na Índia:
- Porque existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogados num copo de água?

Ele simplesmente sorriu e me contou uma história.

Era um sujeito que viveu amorosamente toda a sua vida. Quando morreu, todo mundo lhe falou para ir ao céu, um homem tão bondoso quanto ele somente poderia ir para o Paraíso. Ir para o céu não era tão importante para aquele homem, mas mesmo assim ele foi até lá.

Naquela época, o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total. A recepção não funcionava muito bem. A moça que o recebeu deu uma olhada rápida nas fichas em cima do balcão e, como não viu o nome dele na lista, lhe orientou para ir ao Inferno.

E o Inferno você sabe como é. Ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar. O sujeito entrou lá e foi ficando. Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações com São Pedro:
- Você é um tratante. Nunca imaginei que fosse capaz de um baixaria como essa. Isso que você está fazendo é puro terrorismo!

Sem saber o motivo de tanta raiva, São Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava. O demônio, transtornado, desabafou:
- Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está fazendo a maior bagunça por lá. Ele chegou escutando as pessoas, olhando-as nos olhos, conversando com elas. Agora está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando. O inferno está insuportável, parece um Paraíso!

E fez um apelo:
- Pedro, por favor, pegue aquele sujeito e traga-o para cá!

Quando Ramesh terminou de contar essa história olhou-me carinhosamente e disse:
- Viva com tanto amor no coração que se, por engano, você for parar no Inferno o próprio demônio lhe traga de volta ao Paraíso.

Problemas fazem parte de nossa vida, porém não deixe que eles o transformem numa pessoa amargurada. Muitas vezes, a vida nos prega peças terríveis e nos obriga a procurar significados para as tragédias. A pessoa especial aparece quando se mostra mais forte e superior que as adversidades impostas pelo destino.

As dificuldades e provações vão estar sempre se sucedendo e, às vezes, você não terá escolha. Sua vida está sensacional e de repente você pode descobrir que sua mãe está com câncer; que a política econômica do governo mudou, e que infinitas possibilidades de encrencas aparecem.

Você pode não escolher as crises, mas pode escolher a maneira como enfrentá-las. E, no final, quando os problemas forem resolvidos, mais do que sentir orgulho por ter encontrado as soluções, você terá orgulho de si mesmo.


Roberto Shinyashiki
(médico psiquiatra, escritor e conferencista brasileiro,
especialista em treino de desenvolvimento pessoal)

quinta-feira, maio 25, 2006 

Balada do caixão


O meu vizinho é carpinteiro,
Algibebe de Dona Morte,
Ponteia e cose, o dia inteiro,
Fatos de pau de toda a sorte:
Mogno, debruados de veludo,
Flandres gentil, pinho do Norte...
Ora eu que trago um sobretudo
Que já me vai a aborrecer,
Fui-me lá, ontem: (era Entrudo,
Havia imenso que fazer...)
- Olá, bom homem! quero um fato,
Tem que me sirva? - Vamos ver...
Olhou, mexeu na casa toda.
- Eis aqui um e bem barato.
- Está na moda? - Está na moda.
(Gostei e nem quis apreçá-lo:
Muito justinho, pouca roda...)
- Quando posso mandar buscá-lo?
- Ao pôr-do-Sol. Vou dá-lo a ferro:
(Pôs-se o bom homem a aplainá-lo...)


Ó meus Amigos! salvo erro,
Juro-o pela alma, pelo Céu:
Nenhum de vós, ao meu enterro,
Irá mais dândi, olhai! do que eu!

Paris, 1891.

António Nobre


Nobre poema António, o teu
Que triste, me inspira a viver Só,
Longe de todos
Que para aqui me empurram
para dentro do teu caixão.

Sim, a solidão é um empurrão
Da puta da vida
que são os outros e não tu..
Que fingidos te perguntam, estás bem...
Como se supostamente louco
bem tu não devesses estar,
Sim que a boa educação manda-te perguntar!..

Estás insane, na sua insanidade
Na solidão, de enganosa alteridade
Vazia de conteúdo, às vezes sem limites, bipolar
No agir desencastrado e sem parar ou
Feita de altos e baixos e vazios no estar só,
Cheio de coisas e ideias a fervilhar

Só, estou mas porque quero
Farto, não me apetece guerrear...
Cansado dessa luta, de palavras vãs...
De esperança feita aliança, anel
Expressada desfigurada, falsamente calada
Escuto mentes torpes, calmamente a falar
por gestos passivos cheios de amargura e fel,
disfarçados, vestindo uma amizade da cor do mel.

Guerreiro da Luz

quarta-feira, maio 24, 2006 

Desequilíbrio!



"Não há nenhuma árvore que o vento não tenha sacudido." - Provérbio hindu


Pense no quanto você aprendeu com algum desequilíbrio que tenha vivido...
Temos por hábito acreditar que os desequilíbrios nos conduzem a um fracasso iminente, impedindo-nos de concretizar um sonho acalentado há muito tempo.

Se refletirmos um pouco, veremos que a fome é um sinal de desequilíbrio, é a manifestação do organismo dizendo-nos que é preciso ingerir alimentos para suprir a carência que se estabeleceu.

A sensação de frio é a manifestação do corpo em desequilíbrio, dizendo-nos que o calor que ele é capaz de gerar, é insuficiente para manter-nos aquecidos.

A sede indicá-nos que há um desequilíbrio, pois o líquido existente no corpo não é o bastante, naquele instante, para o pleno funcionamento dos nossos órgãos.

E o que dizer do andar? Equilibramo-nos sobre as duas pernas, mas a locomoção só ocorre através do desequilíbrio, onde um membro sucede automaticamente outro.

Vemos, assim, que a vida se manifesta numa sucessão de instantes de desequilíbrios, que possuem a finalidade de conduzir-nos a um novo equilíbrio.

Por que então fazermos do aparente insucesso um fracasso definitivo? Por que transformarmos uma iniciativa que não deu certo, em falta de ânimo para prosseguir tentando? Haverá alguém que nunca tenha errado em algum empreendimento, no juízo sobre uma pessoa ou numa impressão sobre um fato qualquer?

A história registra a saga de alguns grandes vencedores, que inicialmente experimentaram derrotas, mas que buscando suas forças interiores, tornaram-se ainda mais capazes, superando as próprias limitações.

Se nos pântanos e entre as pedras nascem flores, podemos nos meios das crises e do caos assimilarmos preciosas lições, mudando o foco dos nossos planos e ações, assumindo uma nova postura.

Tudo na vida contribui para a nossa evolução.

Muitas vezes os problemas não são tão grandes e complexos quanto parecem, mas a forma como estamos encarando-os pode não ser a mais correta.

O nosso olhar é que precisa ser modificado. Mudar a maneira de enxergar as coisas implica também em desequilibrar-se, ir ao encontro de novos modelos, valores que nos permitam construir um jeito próprio de resolver os problemas, preservando-nos e respeitando o jeito de ser de cada um.

Os desequilíbrios podem também ser encarados como mediadores de uma nova situação.

Cada um de nós é convidado na sucessão dos desequilíbrios diários e naturais, a alcançar maior dose de equilíbrio interior, avançando sem cessar na conquista da própria iluminação.

Por isso, iluminemo-nos a cada desequilíbrio.

Mensagem Esparsa

sábado, maio 20, 2006 

Bom fim de semana

sexta-feira, maio 19, 2006 

Solidão



"Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo...
Isto é carência!

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes-queridos que não podem mais voltar...
Isto é saudade!

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos...
Isto é equilíbrio!

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente...
Isto é um princípio da natureza!


Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
Isto é circunstância!

Solidão é muito mais do que isto...

SOLIDÃO é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma."


Chico Buarque de Holanda


(Trecho de uma entrevista onde Chico Buarque definiu "Solidão")

quinta-feira, maio 18, 2006 

O Homem Consciente



Ser consciente significa estar desperto, responsável, não-arrogante, não-submisso, livre de algemas, liberto do passado e do futuro.


Cada momento actual é magno na vida do homem consciente, e tudo quanto se propõe realizar, ao invés de tornar-se desafio, é-lhe estímulo ao prosseguimento tranquilo da iluminação interior.


Usa a inteligência e aplica o sentimento em perfeita interação, avançando sempre, sem recuos nem amarguras.

Certamente experimenta as contingências da vida social, dos prejuízos políticos, das injunções do corpo, sem que tais ocorrências o desanimem ou o infelicitem.

Consciente desses fenómenos, mais se afervora na busca da harmonia, conquistando novas áreas que antes permaneciam desconhecidas.

Age sempre lúcido, e cada compromisso que assume, dele se desincumbe em paz, sem a preocupação de vitória exterior ou mesmo de superação.

A autoconquista é-lhe um crescimento natural e não-perturbador, assinalado pelo aprofundamento da visão da vida, totalmente diverso do comum, passando-a a transpessoal, portanto espiritual.

Harmonizando aspirações e lutas, buscas e realizações, o homem consciente vive integralmente todos os momentos, todas as acções, todos os sentimentos, todas as aspirações.

Joanna de Ângelis / Divaldo P. Franco
In
O Ser Consciente. Ed. LEAL

terça-feira, maio 16, 2006 

O V Encontro de Psicologia = Psicologia Positiva

Eros e Psiqué

Desde sexta à tarde, ontem e hoje tem decorrido na minha escola o V Encontro de Psicologia do Algarve. Não poderia deixar de ali estar presente.
É sempre bom, o convívio com os colegas futuros psicólogos como nós. Melhor ainda é o escutar novas formas de abordar as questões da psicologia. E o perceber como funcionam estágios, e como nos poderão incentivar e receber as organizações que nos acolhem.
Assim, compreendemos bem melhor qual a realidade desta ciência na nossa região, no país e no mundo; as suas diversas formas de estar e pensar e ainda o que nos é pedido fazer em termos de prática.

Uma das apresentações que me suscitou alguma curiosidade foi a de um psicólogo já entrado no tempo de carreira e da vida, e que nos propunha uma nova maneira de abordar a Psicologia, com «novas» variáveis e hipóteses de trabalho e naturalmente de terapia.
O Professor em questão não descurava a análise comportamental das acções humanas negativas e das psicopatologias, como a ansiedade e a depressão, mas propunha sobretudo, encarar o estudo e a dinamização da psicologia pelo lado positivo.
Falava ele que o homem precisa modificar-se, mudar suas crenças e suas condutas mas que po deverá fazê-lo de modo optimista. Lembro aqui um outro psicólog americano que nos chama a tenção apra a vivência dos momentos menos felizes, já que não poderemos fugir deles, são experiência nossa e que só nós como actores de nosos destino, poderemos mudar em nós a situação e o estado das coisas.
Ouvimos bem que é preciso ensinar as pessoas a dar um sentido à vida e assim caminharem para a felicidade. É urgente e preciso ajudar as pessoas a serem optimistas e alegres e a melhor gostarem de si. Só assim faz sentido conhecer-se as maleitas da alma, a psiqué e do cpomportamento humano.
É preciso Perdoar para melhor se poder Amar. Mas isto faz-se com Perdão e Amor a si mesmo e aos outros...

Esta psicologia a que o Professor em questão chama de Psicologia Positiva afiguara-se-me uma evolução neste ramo do saber académico e uma nova tomada de posição face ao que os psicólogos humanistas há muito vêm falando.
Afinal toda a sociedade evolui, e os psicólogos não são excepção. A psicologia e os psicólogos evoluem à medida que o pensamento humano também evolui, paulatinamente e de modo progressivo.

Foi com carinho que vi que estas questões até agora quase sempre escamoteadas e postas de lado, gozadas até nas aulas por alguns profs como "livros de receitas" e que até agora só a psicologia humanista, algumas religiões mais espiritualizantes como o budismo e o espiritismo e outras, ou correntres de pensamento menos académicas, consideradas por vezes a-científicas, como sejam PNL (programação Neuro Linguística) ou a Filosofia. Apenas estas e já era muita gente envolvida (!) enalteciam e tratavam destes valores, como sejam: o Perdão, o Carinho, a Solidariedade, a Esperança, a Coragem, o Amor Incondicional, etc...

Felizmente, a academia já começa a considerar, sem olhar de soslaio, a hipótese de uma Psicologia Positiva.
A meu ver tal acontece na medida em que as várias correntes vão interagindo e naturalmente a psicologia no seu geral, vai sofrendo os efeitos da nova psicologia humanista e transpessoal e da consciência...
Parece que a academia dos psicólogos finalmente vai tomando consciência...

Isto faz-me pessoalmente estimulado, ficar feliz e contente. Optimista em pensar que, daqui para frente não irei escutar com tanta frequência, como ouvi ainda hoje, algum povo estudante dizer de um colega meu que professa uma corrente que ali não estava presente este ano, uma infeliz atoarda de nada esperada da parte de futuros curadores, tratadores de mentes e comportamentos: "não nego à partida uma ciência que desconheço"... como tudo o que houvesse, pudesse ser controlado pelos seus conhecimentos que já são muitos, mas que suas mentes não abarcam nem sabem tudo e o que restasse caísse no seio da charlatanice.... que também existe em muito sítio até dentro da própria psicologia...

Este encontro, para mim surge numa altura em que tenho mesmo tomar a decisão de dar um salto em frente. Não posso mais parar se realmente almejo abraçar esta nova profissão a curto prazo...
Assim, para que o estágio seja para mim uma realidade no próximo ano, terei de vir aqui menos vezes de estar masi arredado do messenger e naturalmente trabalhar mais... isto implica que nos vamos comunicar menos.
De qualquer modo estarei por aqui sempre presente.
No blog está o meu email caso me desejem contactar...
Um abraço. Vou trabalhar.
Guerreiro da Luz

domingo, maio 14, 2006 

A Rosa


A Rosa é certamente a flor mais conhecida do mundo.
O seu cultivo remonta à
Antigüidade, mas não se sabe exatamente quando ou onde as primeiras rosas foram cultivadas.
Cientificamente, as rosas pertencem à família
Rosaceae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares.
São
arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos.
As
folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados.
As
flores, na maior parte das vezes, são solitárias.
Apresentam originalmente 5
pétalas, muitos estames e um ovário ínfero.
Os
frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
Actualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral.
As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

Retirado de
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa


São lindas, as rosas de Março.
Mais lindas ainda, são as de Abril.
E, em Maio, elas são encantadoras,
com suas tonalidades mil.

Adoro a rosa, flor de todo ano.
Sua cor aos teus olhos, equilibra a emoção,
trazendo -te de novo a razão.

No laço ao peito, o ardor da luta
femenina, bela trabalhadora.
No triângulo ela foi, a discriminação
aos gays e demais desprezados,
nos miseráveis campos de concentração

Na tua camisa ela fica bem, linda
bonita, perfumada, sempre bela.
A rosa do Amor, minha adorada, flor.

Guerreiro da Luz

sábado, maio 13, 2006 

Adoro a tua amizade

quinta-feira, maio 11, 2006 

O que é o Amor?



Quem pensa que o amor inventa

Presume-se Criador!
O amor é pré-existente
Ao próprio Universo.

É ele quem se anuncia

Na beleza das flores,
No azul do mar e do céu,
Nas verdes pradarias
E na hora da Ave-Maria!

Esparge seu hálito
Na penumbra das florestas,
Nas cordilheiras nevadas,
No luar do sertão
E no enamorado coração...

Cantado em verso e prosa
Inspira o poeta
A ver em tudo a sua essência.

O amor é também sentimento,
É atração, doação,
Alimento do corpo e da alma
O amor é perdão!

Eliza Teixeira de Andrade
28.07.03



Lembrei-me de publicar este texto enquanto pensava na relação que mantenho com as outras pessoas.
Realmente muitas vezes, eu não amo as pessoas de maneira incondicional.
Continuo a ignorar a posição dos outros e imponho as minhas regras e esqueço-me de as perdoar. Talvez porque não me aprove nem aceite tal como sou, ou esteja irritadiço ou não esteja gostando de mim o suficiente e não esteja sendo capaz de gerir os meus conflitos interiores.
Talvez que a minha frustração não deixe que a vida frua de modo harmonioso para comigo...
Mas ao mesmo tempo, não sendo uma pessoa rancorosa, sou capaz de perceber que tenho de gostar o suficiente de mim.
Devo expurgar a culpa de minha maneira de ser, fazendo exactamente o que tem de ser feito. Às vezes embora doloroso é preciso saber dizer não.
Penso que é preciso ir agarrando as oportunidades que recebo ao acordar todos os dias de poder fazer as coisas que tenho planeadas.
Agradeço às coisas das quais eu posso desfrutar desde a cama à comida, ao frigorifico é à televisão, à Internet.
Agradeço por poder estar aprendendo coisas novas todos os dias. Agradeço aos colegas, aos amigos aos meus professores. Agradeço a todos, os meus concordantes e discordantes de ideias. Agradeço àqueles que me servem de modelo e com eles, pelo exemplo e imitação, eu aprendo.
Agradeço estar-me relacionanando com pessoas maravilhosas.
É uma dádiva ter familiares e amigos. Eles me ajudam a estar aqui. E é uma dádiva divina, a liberdade de ser e decidir. Liberdade de falar e de pensar. A liberdade de estar, poder andar e o ar respirar.
Enfim dou graças á Vida...
Eu amo a vida com alegria...

Guerreiro da Luz

quarta-feira, maio 10, 2006 

Homem de Bem


O homem de bem é perseverante e sempre disposto ao labor encetado. Mantém-se discreto e silencia as suas ações benéficas, evitando alardear os feitos e os não executados. Fomenta a esperança e não transfere cargas para o seu próximo. Actua, e o seu exemplo sensibiliza outros, que passam a ajudá-lo. Não abandona o campo onde semeia, a pretexto algum.

Joanna de Ângelis


Um dia destes, um amigo das mesmas lides estudantis, porém cozendo-se com linhas diferentes, dizia-me aqui na net que, nesse momento e após ter acabado o seu treino de culturismo coincidento com o final de um trabalho o qual durara mais de um ano, que se sentia em êxtase, pleno de vida que se sentia bem com ele mesmo e bastante feliz... E, entretanto, estava tão feliz que me ia contando coisas do estilo que estava fascinado com uma coisa que ele chamava darkpsichology. Dizia ele que este tipo de psicologia baseava-se em dar poder ao indíviduo na base da manipulação....
Eu ficara sem pinga de sangue ao ouvir isto. A somar ao que lera num artigo algures dentro da mesma ideia de felicidade pessoal exacerbada e narcísiaca, talvez até provocadora e isolada a raiar a fobia social e o desprezo pelo outro que, na realidade não se gosta.
Entretanto, o amigo em questão convidava-me, mesmo eu tendo manifestado estar bastantate cansado, a aguentar até mais tarde até que ele acabasse o que tinha a fazer ,para falarmos presencialmente e tomarmos um copo. Disse-lhe que não estava bem, mas acabei por anuir e concordei em nos encontrarmos. Seria um prazer maior do que o de estar aqui na net a desfazer-lhe as ideias, dizendo que talvez se tratasse de devaneio ou êxtase mistíco e que isso passava e ele voltaria a ser igual ao que sempre terá sido até aí.
Engraçado e giro foi o que aconteceu ao cabo de mais de duas horas. O meu amigo estava então cansado como seria normal, tal como já estava quando comecei consigo a conversar, já não quis sair e ainda teve coragem para pedir que o compreendesse, mas esqueceu-se positivamente de pedir desculpa pelo tempo que me fez perder a atrurá-lo no MSN Messenger. E, ainda por cima por não ter conseguido cumprir com o que comigo acordara, não tomámos o devido copo, não lhe dei o que tinha para lhe dar e ele não me trouxe um livro da autora acima, pois talvez lhe faça falta lê-lo ainda... (chama-se O Homem Integral e trata de temas psicológicos colocados pela visão ciêntifica, transpessoal e espírita da Nobre Mentora Espirtual de Divaldo P. Franco)

Ao trazer á baila este facto, não me quero mostrar como um verdadeiro homem de bem, pois estarei a muitíssimos anos-luz de o vir a ser, simplesmente porque ainda necessito de recorrer a factos destes que a meu pensar, não são de todo exemplos a seguir. Contudo, concordo que é pessoalmente bem possível a cada um melhorar a cada dia um pouco mais em relação ao ontém, sem se pensar que aindo temos rasgos de felicidade neste conturbado mundo e que já atingimos a plenitude e que já somos verdadeiros anjos na terra, pois tal não é possível.
A mim sobrou-me a lição de que terei de estar mais vigilante e ser mais previdente como uma boa serpente.... se realmente me quero preservar e ser bom para mim e poder assim tornar-me mais assertivo e sem desconfianças, saber dizer mesmo não na hora certa.

Guerreiro da Luz

terça-feira, maio 09, 2006 

Cuidar do Corpo, Cuidar da Mente. Cuidar de SI


Os Antioxidantes

São muito importantes no nosso organismo. Têm um papel importante na “limpeza” dos radicais livres que se formam devido à ingestão de drogas ou de maneira natural no nosso corpo. Estes traduzem um certo grau de intoxicação resultado de um processo chamado oxidação. Os “antioxidantes”, ou melhor certas vitaminas ou o conjunto delas, são um factor importante para a sua “limpeza”

O Prof. Carlos Lopes Pires (psicólogo que escreve sobre a depressão) adverte que aqueles que estejam em processo de medicação - que ande a tomar psicotrópicos ou que esteja a abandoná-los (fase de desmame) deverá pois tomar “antioxidantes”. «De preferência, compostos que tenham igualmente características imunoprotectoras acrescidas».
Noto que estes para além de se poderem adquir nas ervanárias e farmácias, poderão ser normalmente consumidos através da comida, particularmente a partir da ingestão conveniente de legumes e fruta. Os umos compostos poderão ser uma boa hipótese de toma de antioxidantes.



A Autoanálise e a Meditação

“Conhece-te a ti mesmo!” era ensinado na antiga Grécia. Já os mestres e filósofos da Antiguidade consideravam a necessidade de o indivíduo ajuizar sobre si mesmo. Penso que esta actividade quando feita de modo desapaixonado, mais introspectivo e introjectivo, sem paixões e contextualizado em nós mesmos e sobre nossos comportamentos do dia, nos leva a valorarizarmoos mais ou menos as nossas acções, e consequentemente a melhor autoconhecermo-nos.
Se dispusermos para nós mesmos de algum tempo (sugiro ao deitar e ao levantar) para a autoanálise e a meditação teremos muito a ganhar.

Esta acçõa pode fazer-se depois de uma leitura de um pensamento positivo sobre a vida enquanto se escuta uma música calma. Poderemos aproveitar e efectuar exercícios de respiração até atingirmos um estado de acalmia do corpo e do físico, ajudaremos as células de nosso o nosso corpo a oxigenarem a se limpar…

Então, aqui neste estado entre o mais perto do sono do que do estado vigil, poderemos começar a observar os nosso próprios sensações e sentimentos. Escutar no mais íntimo de nós mesmos enquanto respiramos e nos libertamos de tudo e do dia que passou, ajuda-nos a limpar o lixo mental que acarretamos ao recebermos estímulos e informações do ambiente que nos rodeia e das formas-pensamento que se criam na nossa psico-esfera…

Acho muito importante cuidar-se do corpo, com bons cremnes, com vitaminas, boa nutrição, exercício físico e tomar a medicação que o médico assistente nos recomenda. Para mim não deixa de ser bom fazer boas leituras que nos estimulem a viajar através do nosso mundo íntimo e sobre a vida q onde estamos envolvidos.

Precisamos de pensar e meditar de forma positiva sobre nós mesmos, esquecendo um pouco o lado de fora, os outros…

Pensemos nisto!
O nosso corpo envelhece diariamente devido à acção dos radicais livres e a nossa mente poderá(apesar de este fenómeno acontecer também no cérebro) rejuvenescer em ideias todos os dias e contribuir para que o nosso corpo seja mais são…
Escusado será dizer que com um corpo e uma mente desintoxicados e mais relaxados, estaremos mais imunes aos venenos vindos de fora e melhor nos adaptaremos a viver com os outros… isto é, aceitando-nos tal como somos e muito humildemente perceber e ser mais tolerantes, complacentes e compassivos (isto é, não lhes desferindo golpes nem ferindo as suas susceptibilidades) para com os outros que connosco partilham esta viagem...

Guerreiro da Luz

domingo, maio 07, 2006 

Mãe de todas as Mães...



Mãe de todas as Mães...


Mãe Divina, escutei Teu chamado através da fragrância da rosa.


Escutei Tua voz nos sussurros da minha devoção,
assim como nos meus mais ruidosos pensamentos.


Era Teu amor que me falava na voz da amizade.

Conheci Tua ternura na suavidade dos lírios.

Oh Mãe Divina, rompe a aurora e mostra Tua face de luz!


Rasga a escuridão da noite e revela Teu semblante de poder!

Dissolve maus pensamentos e revela Teu rosto de sabedoria!

Destrói maus sentimentos e mostra Tua imagem de amor!

Aniquila meu orgulho e me mostra Teu semblante de humildade!

Derruba minha sabedoria e manifesta Teu rosto de perfeição!


Ao chamar-Te no deserto da minha solidão,
emergiste da aurora para receber-me com Tua alegria.


Surgiste para derramar Teu poder sobre minha vida!

Rompeste a noite de minha ignorância para revelar
teus prateados raios de eloquente silêncio!


Paramahansa Yogananda

Escolhi esta mensagem para homenagear todas as mulheres que são mães cujo Dia hoje se celebra... Obrigado minha mãe por me teres trazido á vida...

sábado, maio 06, 2006 

Mar


Na melancolia de teus olhos
Eu sinto a noite se inclinar
E ouço as cantigas antigas
Do mar.

Nos frios espaços de teus braços
Eu me perco em carícias de água
E durmo escutando em vão
O silêncio.

E anseio em teu misterioso seio
Na atonia das ondas redondas.
Náufrago entregue ao fluxo forte
Da morte.

Vinicius de Morais

in "Poemas, sonetos e baladas"
in "Antologia Poética"
in "Poesia completa e prosa": "O encontro do cotidiano"

sexta-feira, maio 05, 2006 

Maio é o Mês do Coração


O coração anda espalhado pelos versos dos poetas.

Aquele peso em mim - meu coração,

como escreveu Fernando Pessoa, o qual garantiu ainda:

Eu tenho ideias e razões,
Conheço a cor dos argumentos
E nunca chego aos corações.

Em muitos casos, encontramos corações partidos. Ou do(lo)ridos. Ainda o de Pessoa:

»Meu coração é uma ânfora que cai e que se parte...
O teu silêncio recolhe-o e guarda-o, partido, a um canto...
e
»Meu coração é um pórtico partido

Dando excessivamente sobre o mar.
e
»O que me dói não é

O que há no coração
Mas essas coisas lindas
Que nunca existirão...
São as formas sem forma

Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor.

Isso!... coração/amor/imaginação... e escrita. Continuando com Pessoa:


Dizem que finjo ou minto
Tudo o que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo,

O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio

Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!


Betania cantou estes vversos de Pessoa

Quem tem dois corações
Me faça presente de um
Que eu já fui dono de dois
E já não tenho nenhum



Dá-me beijos dá-me tantos

Que enleado em teus encantos
Preso nos abraços teus
Eu não sinta a própria vida
Nem minh'alma ave perdida
No azul amor dos teus céus
Botão de rosa menina

Carinhosa, pequenina
Corpinho de tentação
Vem morar na minha vida
Dá em ti terna guarida
Ao meu pobre coração.
Quando passo um dia inteiro
Sem ver o meu amorzinho
Cobre-me um frio de janeiro
No junho do meu carinho.

Fernando Pessoa

retirei do site: O canto da Filosofia
http://ocanto.esenviseu.net/destaque/maio.htm




Acho importante esta campanha alertando-nos para os perigos do sedentarismo e da obsedidade.
Louvamos o convite que todos os anos é renovadamente feito durante este mês pelos mais diversos organismos ligados á saúde e por diversos técnicos de saúde.
Acho pois correcto o repto para que se faça bastante exercício físico, que se ande a pé e que se tenha uma boa nutrição.
A acrescento ainda, se o fizermos sem uma respiração cuidada e acompanhados de pensamentos positivos e equilibrados tal cairá sempre em saco roto e não passará de apenas ideias e boas intenções que as pessoas escutam e esquecem. Pois stress e coração estão intimamente ligados. Da mesma forma que pensamento e razão e naturalmente a razão e o coração.
É preciso pois, controlar o stress, aliviar angústia de viver apressadamente , viver conscientemente o dia dia.
Vamos pois cuidar de nossos corações.
Subscrevo completamente a sigla "Vão Passear- Parar é morrer!"
Cuidar de nossos corações, não descuidando as nossas emoções.
Assim, de facto, seremos indíviduos de boa razão e viveremos o bem e estar a plenitude que a vida nos oferece a cada passo. Ame a vida.

quinta-feira, maio 04, 2006 

Ritmo, Harmonia e Arte


"Se procurarmos a verdadeira fonte da dança e nos virarmos para a Natureza verificamos que que a dança do futuro é a dança do passado, a dança da eternetidade, que sempre foi e será a mesma."
Isadora Duncan (1878-1927)

quarta-feira, maio 03, 2006 

A Magia da Cor



A representação das cores tem a significação psicológica dos estados de alma em que nos encontramos.

- A cor branca pelo que é cientificamente, claro está, tem todas as cores, é luz, tem paz, é a inocência, a calma, é a cor das nuvens e da neve.

- A cor preta é uma cor neutra, simboliza o sofrimento, a dor, o silêncio, o respeito, a tristeza, o abismo, o medo, é a cor da escuridão e da morte.

- A cor magenta é uma cor primária do universo das cores e os tristes encontram nela algum ânimo, é uma cor irrequieta, sedutora, magnética.

- A cor amarela é uma cor primária também, e é uma cor cativante, de atracção, que fascina, cor do ouro, incontrolada, alegre, é a cor do sol.

- A cor azul, ou mais própriamente azul ciano, é também uma cor primária que simboliza a inteligência, a transparência, a pureza, a grandeza, a elegância e claro está a tranquilidade, é a cor do mar e do céu.

- A cor vermelha simboliza a excitação, a atenção, o erotismo, é a cor do fogo, da energia, do perigo, da acção e da volúpia, é a cor do sangue.

- A cor verde simboliza a esperança, a juventude, a tranquilidade, o relaxamento, a frescura, é a cor da natureza.

Existem cores que nos magnetizam assim como cores que nos causam repulsa. Muitas interpretações podem ser dadas às reacções das cores diversas sobre nós.

Muito haveria por dizer sobre as cores nocturnas do fogo de artifício que a todos nós nos encantam, e em especial às crianças…


JOSE M. F. COUTINHO

in A Magia do Olhar (texto na net sobre artphoto e as cores...)

terça-feira, maio 02, 2006 

Corridinho



De pressa, corres
Em tudo fazes, a correria
É a net a correr
Até o teu esquecimento corre
E a vida passa-te num corredor
Sem respostas que não correm
De que foges tu, a correr
De ti? Escorregando pelo corrimão
Não dás mão, a esta corrida
Esta busca doentia e escorrida
Apenas de ti faz um ser, muito corrido
Sem mãos a medir, nessa correria
Fugidia do amor escorrido
A (es)correr
Stressas e cais de corrido
Cansado e pontapeado, do teu correr
dançaste hoje (.)

:( PS:
O meu pai que era analfabeto costumava, engano seu, dizer:
o lido não vale, vale mais o corrido.

MC / Guerreiro da Luz

segunda-feira, maio 01, 2006 

Maio maduro Maio


Maio maduro Maio
Quem te pintou
Quem te quebrou o encanto
Nunca te amou
Raiava o Sol já no Sul
E uma falua vinha
Lá de Istambul

Sempre depois da sesta
Chamando as flores
Era o dia da festa
Maio de amores
Era o dia de cantar
E uma falua andava
Ao longe a varar


Maio com meu amigo
Quem dera já
Sempre depois do trigo
Se cantará
Qu'importa a fúria do mar
Que a voz não te esmoreça
Vamos lutar

Numa rua comprida
El-rei pastor
Vende o soro da vida
Que mata a dor
Venham ver, Maio nasceu
Que a voz não te esmoreça
A turba rompeu

Zeca Afonso