« Home | Ritmo, Harmonia e Arte » | A Magia da Cor » | Corridinho » | Maio maduro Maio » | A Força da Palavra » | Amigos virtuais não têm idade... » | Estrelas » | "Hoje eu desejo a você" » | Cada um que passa... » | Tentativas erradas » 

sexta-feira, maio 05, 2006 

Maio é o Mês do Coração


O coração anda espalhado pelos versos dos poetas.

Aquele peso em mim - meu coração,

como escreveu Fernando Pessoa, o qual garantiu ainda:

Eu tenho ideias e razões,
Conheço a cor dos argumentos
E nunca chego aos corações.

Em muitos casos, encontramos corações partidos. Ou do(lo)ridos. Ainda o de Pessoa:

»Meu coração é uma ânfora que cai e que se parte...
O teu silêncio recolhe-o e guarda-o, partido, a um canto...
e
»Meu coração é um pórtico partido

Dando excessivamente sobre o mar.
e
»O que me dói não é

O que há no coração
Mas essas coisas lindas
Que nunca existirão...
São as formas sem forma

Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor.

Isso!... coração/amor/imaginação... e escrita. Continuando com Pessoa:


Dizem que finjo ou minto
Tudo o que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo,

O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio

Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!


Betania cantou estes vversos de Pessoa

Quem tem dois corações
Me faça presente de um
Que eu já fui dono de dois
E já não tenho nenhum



Dá-me beijos dá-me tantos

Que enleado em teus encantos
Preso nos abraços teus
Eu não sinta a própria vida
Nem minh'alma ave perdida
No azul amor dos teus céus
Botão de rosa menina

Carinhosa, pequenina
Corpinho de tentação
Vem morar na minha vida
Dá em ti terna guarida
Ao meu pobre coração.
Quando passo um dia inteiro
Sem ver o meu amorzinho
Cobre-me um frio de janeiro
No junho do meu carinho.

Fernando Pessoa

retirei do site: O canto da Filosofia
http://ocanto.esenviseu.net/destaque/maio.htm




Acho importante esta campanha alertando-nos para os perigos do sedentarismo e da obsedidade.
Louvamos o convite que todos os anos é renovadamente feito durante este mês pelos mais diversos organismos ligados á saúde e por diversos técnicos de saúde.
Acho pois correcto o repto para que se faça bastante exercício físico, que se ande a pé e que se tenha uma boa nutrição.
A acrescento ainda, se o fizermos sem uma respiração cuidada e acompanhados de pensamentos positivos e equilibrados tal cairá sempre em saco roto e não passará de apenas ideias e boas intenções que as pessoas escutam e esquecem. Pois stress e coração estão intimamente ligados. Da mesma forma que pensamento e razão e naturalmente a razão e o coração.
É preciso pois, controlar o stress, aliviar angústia de viver apressadamente , viver conscientemente o dia dia.
Vamos pois cuidar de nossos corações.
Subscrevo completamente a sigla "Vão Passear- Parar é morrer!"
Cuidar de nossos corações, não descuidando as nossas emoções.
Assim, de facto, seremos indíviduos de boa razão e viveremos o bem e estar a plenitude que a vida nos oferece a cada passo. Ame a vida.

Ainda estamos no mês de maiio e o bom tempo vai-se instalando é mesmo a melhor altura para se começar, antes que o calor aperte e só apeteça estar na água do mar ou em casa a dormir as folgas à fresca...
Começa enquanto é tempo.

Enviar um comentário