« Home | Código Da Vinci » | Avance sempre » | A todos um óptimo fim de semana » | Garanta sua passagem de volta ao paraíso » | Balada do caixão » | Desequilíbrio! » | Bom fim de semana » | Solidão » | O Homem Consciente » | O V Encontro de Psicologia = Psicologia Positiva » 

quinta-feira, junho 01, 2006 

Mês de festa

Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter. Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul. (Wikipedia)

Mais um mês que começa. Junho é assim, um dos meses mais festejados na nossa cultura.
Um pouco por todo o país são as Festas dos Santos Populares: S. António, o casamenteiro, S. João e finalmente S.Pedro... Também no país irmão do Brasil e aqui ao lado nuestros hermanos são celebradas as festas juninas, penso que é uma tradição de algum modo festejada em todo o mundo.

No norte da Europa, perto do polo nórte, na Lapónia finlandesa e sueca, acontece o dia ser total, durar 24 horas e esta época ser bastante festejada... Em tempos tive ocasião de festejar com um grupo de amigos lapões-suecos com uma ida ao banho à meia noite na minha praia. Exactamente na mesma esteira do célebre banho de S. João para trazer fertilidade e sorte que as pessoas dos campos em tempos idos e ainda no século passado, faziam deslocando-se em massa para o litoral nesta data. As tradições perdem-se na história da humanidade a atentar pelos registos desde os que nos falam da mitologia greco-romana!...

Agora que os dias já são maiores e que o tempo já vai aquecendo, há que festejar a valer...
Já se pode ir à praia ou, simplesmente, quedar-se em amena e sã cavaqueira nas esplanadas e a refrescar-se com uma bela duma água lisa ou dum refrigerante (eu adoro os B's (maçã verde e maracujá/passion fruit) e os Pleno's, tisanas ou sumos mistos).

Ou, na melhor das hipóteses, fazer ainda aquilo que o santo casamenteiro bem apadrinha, que é o unir dos trapos e os laços dos corpos., Este calor juanino bem ajuda a dilatar os corpos e traz-nos sensações que não são nada de desprezar e desperdiçar, é dar-lhes guarida, sentido e andamento...

Há que aproveitar a alegria que o calor nos trás e dar umas dançadas e comer umas boas sardinhas assadas acompanhadas de batata cozida e salada montanheira, desta forma mantém-se saudavelmente o equilíbrio das calorias.

E quem sabe, tomar um belo banho de mar à meia noite lá mais para o dia do solstício...

Guerreiro da Luz