« Home | A alegria do olhar » | A Tragédia de Narciso » | O Corpo é um Rio » | Lenda das Amendoeiras em flor » | Quando não nos damos a conhecer » | Seja você mesmo » | Individualismo » | travessia » | Venham Mais Cinco » | Fui à Beira do Mar » 

quinta-feira, janeiro 19, 2006 

A Importância do Olhar, do Sorriso e do Tom de Voz


São os olhos do Amigo que nos fazem ver a nós próprios, com mais clareza do que se nos víssemos ao espelho.

Os Amigos são o nosso espelho. São eles que reflectem aquilo que somos, através daquilo que nos transmitem pelo olhar, e pelo sorriso, comunicando sentimentos, emoções e sensações.

O Amigo é, exactamente, aquele que nos revela quem somos, no complexo jogo da comunicação humana.
Com o olhar, o Amigo pode abençoar-nos, comunicar aprovação e dar-nos importância ou mesmo discordar e/ou criticar...
Pode dizer o que os lábios não dizem... porque não conseguem ou não sabem... pode falar a misteriosa linlguagem dos afectos, a linguagem do Amor Fraterno que nos faz sentir livres e Vivos.

Através do olhar, o Amigo pode tornar evidentes capacidades que mais ninguém descobriu em nós, que até nós próprios não tínhamos descoberto, dando-nos coragem, principalmente em determinados momentos em que necessitamos ser valorizados, aprovados... e importantes para aqueles que, um dia, o nosso coração cativou...

«O olhar não engana ninguém. É como um espelho: reproduz com exactidão o que se passa no coração do homem» (Carlos Schmitt).

Por outro lado, o tom de voz que usamos na comunicação com o Amigo, os seus vários timbres e as suas inflexões... conseguem exprimir as emoções inexprimíveis.
A modulação da voz na comunicação afectiva é primordial, pois fala por si mesma, traduzindo mensagens, como instrumento importante de afectividade.

Pode traduzir ternura, atenção, afeição, humor, brincadeira, tão importantes para a necessidade de pertença, e desejo de união, principalmente em momentos de «solidão interior».

O sorriso em profusão, e o riso sincero e autêntico são absolutamente necessários entre Pessoas que se querem bem.
Dão sabor aos encontros, leveza e espontaneidade à partilha de vida. Rir é bom, faz bem e sabe bem... principalmente em boa companhia...

A nossa alma é extremamente complexa e os seus caminhos são pluridisciplinares, o que nos permite ser capaz de ler as expressões e experiências.
Através delas o tempo dilata-se, despe as suas roupagens habituais e carrega-se de sacralidade...

Bastos, Ana Paula. Mensagem de Amizade. Edições Paulinas. Lisboa



«Entender com os olhos é
um atributo de fina subtileza do amor.»
Shakespeare

«O coração não envelhece.
Basta um sorriso, um nada, e tudo nele se ilumina e aquece.»
N. S.

«Amor é sentirmo-nos espiritualmente realizados quando vemos
a própria felicidade reflectida nos olhos de quem amamos.»
N.S.

«O amor é um sentimento interior que não se pode esconder
pois transparece nos olhos de quem ama.»
N.S.

Pois agora com dois blogs tem dado nisto...

Enviar um comentário