« Home | Nunca é tarde » | Nesta Páscoa... » | Simplesmente Amor » | Pessoas que se amam devem demonstrar seu amor » | Era a despedida » | Realize as metas de sua alma » | A liberdade » | Diante da Paz » | Dis-sentir » | Auto-Construção » 

terça-feira, abril 18, 2006 

18 de Abril de 1857, 1ª edição de "O Livro dos Espíritos"



Vivia-se em plena época de desenvolvimento do pensamento humano e das ciências.
A Humanidade possuía então as ferramentas para poder entender as revelações que anteriormente os filósofos antigos, helénicos, mesmo os védicos e os budistas tinham tentado trazer á humanidade e o próprio Jesus, o Cristo.

Após um aturado e moroso trabalho, era agora possível publicar uma síntese a que o cientista e filólogo francês Hypollite Léon Dezinard Rivail havia começado há algum tempo atrás com o apoio de medianeiros e ao serviço e com a colaboração dos próprios Espíritos.

O Livro dos Espíritos ao ser ditado editado, vem desvelar verdades que estavam até então vinham sendo tratadas de modo menos criterioso. Kardec com o lançamento de O Livro dos Espíritos vem abrir campo aos estudos sobre o fenómeno da imortalidade da alma, da lei das vidas sucessivas, da existência e da intercomunicação nos diversos planos do Universo, fundamenta e explica as leis naturais (ou morais como lhe chamara Kant) e vem falar e sobre o que é Deus de um modo diferente daquele que até aí todos estávamos habituados.
As eternas questões de todas as filosofias: de onde vimos, o que estamos aqui a fazer e para onde vamos quando partirmos, quando largarmos a vestimenta carnal.

Abre-se, com este livro filosófico bem escrito à boa maneira socrática, da pergunta-resposta, a porta para uma Nova Era., a Aera do Espírito Imortal.

Guerreiro da Luz




A 1ª edição de “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” É DE 18 DE ABRIL DE 1857, mas sua edição É DE DEFINITIVA É 18 DE MARÇO DE 1860, graças à capacidade de ALLAN KARDEC, que refundiu, juntamente com os Espíritos, todo o livro.

Tentar descobrir A DOUTRINA ESPÍRITA anterior a KARDEC, seria o mesmo que tentar encontrar agulha em palheiro, tão diluídas e fantasiosas estariam as idéias dos escritores e pensadores do passado. Seria dar muito trabalho à HERMENÊUTICA que, aliás, é tão elástica quanto as conveniências ou convicções de quem a utiliza.

Como não há ESPIRITISMO sem ALLAN KARDEC, portanto, antes dele, vejamos, pelo menos, o hercúleo e valoroso trabalho do MESTRE DE LYON, na elaboração da DOUTRINA ESPÍRITA.

Desde o momento que logrou entrever nos divertidos fenômenos das mesas girantes algo de mais sério, pois efeitos inteligentes só podem provir de uma causa inteligente. ALLAN KARDEC se entregou a fundo às investigações, durante quase 15 anos, num labor ininterrupto, chegando à monumental conclusão de que O ESPIRITISMO ERA UMA GRANDE MENSAGEM DOS CÉUS À HUMANIDADE.


recebido da Lista de Discussão da ABRADE

Salvietta, Eu diria ainda que esse livro é um instrumento imprescíndivel de cultura integral...
Enaquando toda a gente apregoa e não sabe muito bem que é isso do novo paradigma das ciências, que é isso de holismo, que é isso de ser integral... aí já está tudo, antes mesmo dos doutores se preocuparem com essa questão.

Enviar um comentário