A liberdade
A liberdade é um direito que se consolida, na razão directa em que o homem se autodescobre e se consciencializa, podendo identificar os próprios valores, que deve aplicar de forma edificante, respeitando a natureza e tudo quanto nela existe. (...)
A liberdade começa no pensamento, como forma de aspiração do bom, do belo, do ideal que são tudo quanto fomenta a vida e a sustenta, dá vida e a mantém.
Livre é o Espírito que se domina e se conquista, movimentando-se com sabedoria por toda parte, idealista e amoroso, superando as injunções pressionadoras e amesquinhantes
Não há liberdade quando se mente, engana, impõe e atraiçoa.
A liberdade é uma atitude perante a vida.
Assim, portanto, só há liberdade quando se ama conscientemente.
A liberdade é lei da vida, que faz parte do concerto da harmonia universal.
O destino da criatura é a liberdade, para onde segue com os olhos postos no futuro. Ser livre significa não depender, optando pelo que lhe constitui emulação para a vitória; não ter passado nem inquietar-se pelo futuro, vivendo amplamente o presente em transportes de paz e alegria.
Joanna de Ângelis, Espírito
retirado de Elucidações Psicológicas à Luz do Espiritsmo
Neste mês de liberdades, apeteceu-me pegar nesta mentora espiritual e trazer o seu conhecimento sobre o assunto... pela profundidade com que ela trata o assunto.
Como não gosto de guardar os meus livros na minha gaveta para que ninguém os possa ler... resolvi soltar estes da estante, abri-los e começar a estudá-los...
Como a liberdade é algo que muito prezo escolhi este texto queum apanhado feito a aprtir de várias publicações da autora que se debruçam sobre psicologia transpessoal e espírita.