« Home | Mãe de todas as Mães... » | Mar » | Maio é o Mês do Coração » | Ritmo, Harmonia e Arte » | A Magia da Cor » | Corridinho » | Maio maduro Maio » | A Força da Palavra » | Amigos virtuais não têm idade... » | Estrelas » 

terça-feira, maio 09, 2006 

Cuidar do Corpo, Cuidar da Mente. Cuidar de SI


Os Antioxidantes

São muito importantes no nosso organismo. Têm um papel importante na “limpeza” dos radicais livres que se formam devido à ingestão de drogas ou de maneira natural no nosso corpo. Estes traduzem um certo grau de intoxicação resultado de um processo chamado oxidação. Os “antioxidantes”, ou melhor certas vitaminas ou o conjunto delas, são um factor importante para a sua “limpeza”

O Prof. Carlos Lopes Pires (psicólogo que escreve sobre a depressão) adverte que aqueles que estejam em processo de medicação - que ande a tomar psicotrópicos ou que esteja a abandoná-los (fase de desmame) deverá pois tomar “antioxidantes”. «De preferência, compostos que tenham igualmente características imunoprotectoras acrescidas».
Noto que estes para além de se poderem adquir nas ervanárias e farmácias, poderão ser normalmente consumidos através da comida, particularmente a partir da ingestão conveniente de legumes e fruta. Os umos compostos poderão ser uma boa hipótese de toma de antioxidantes.



A Autoanálise e a Meditação

“Conhece-te a ti mesmo!” era ensinado na antiga Grécia. Já os mestres e filósofos da Antiguidade consideravam a necessidade de o indivíduo ajuizar sobre si mesmo. Penso que esta actividade quando feita de modo desapaixonado, mais introspectivo e introjectivo, sem paixões e contextualizado em nós mesmos e sobre nossos comportamentos do dia, nos leva a valorarizarmoos mais ou menos as nossas acções, e consequentemente a melhor autoconhecermo-nos.
Se dispusermos para nós mesmos de algum tempo (sugiro ao deitar e ao levantar) para a autoanálise e a meditação teremos muito a ganhar.

Esta acçõa pode fazer-se depois de uma leitura de um pensamento positivo sobre a vida enquanto se escuta uma música calma. Poderemos aproveitar e efectuar exercícios de respiração até atingirmos um estado de acalmia do corpo e do físico, ajudaremos as células de nosso o nosso corpo a oxigenarem a se limpar…

Então, aqui neste estado entre o mais perto do sono do que do estado vigil, poderemos começar a observar os nosso próprios sensações e sentimentos. Escutar no mais íntimo de nós mesmos enquanto respiramos e nos libertamos de tudo e do dia que passou, ajuda-nos a limpar o lixo mental que acarretamos ao recebermos estímulos e informações do ambiente que nos rodeia e das formas-pensamento que se criam na nossa psico-esfera…

Acho muito importante cuidar-se do corpo, com bons cremnes, com vitaminas, boa nutrição, exercício físico e tomar a medicação que o médico assistente nos recomenda. Para mim não deixa de ser bom fazer boas leituras que nos estimulem a viajar através do nosso mundo íntimo e sobre a vida q onde estamos envolvidos.

Precisamos de pensar e meditar de forma positiva sobre nós mesmos, esquecendo um pouco o lado de fora, os outros…

Pensemos nisto!
O nosso corpo envelhece diariamente devido à acção dos radicais livres e a nossa mente poderá(apesar de este fenómeno acontecer também no cérebro) rejuvenescer em ideias todos os dias e contribuir para que o nosso corpo seja mais são…
Escusado será dizer que com um corpo e uma mente desintoxicados e mais relaxados, estaremos mais imunes aos venenos vindos de fora e melhor nos adaptaremos a viver com os outros… isto é, aceitando-nos tal como somos e muito humildemente perceber e ser mais tolerantes, complacentes e compassivos (isto é, não lhes desferindo golpes nem ferindo as suas susceptibilidades) para com os outros que connosco partilham esta viagem...

Guerreiro da Luz

A saúde nunca é total, se há disparidade entre o Corpo e a Mente.
Equilíbrio.

Abraços

Concordo contigo saúde integral só se consegue através da harmonia e equilíbrio mente-corpo...

SUBSCREVO, SUBLINHO, E HEI-DE COLAR À FRENTE DOS OLHOS DE MUITA GENTE A COMEÇAR POR MIM!!!
Há que deixar para trás preconceitos e afins que nos impedem de aprender e (fazer por) gostar do nosso ser, primeiro, enquanto corpo, para que, depois de nos apaixonarmos pelo exterior, nos sintamos livres para amar o interior. Certamente que quem se sente bem por dentro, tem o instinto natural de manter exteriormente esta harmonia. :)

Obrigado amigo por mais esta visita. Palavras não tenho mais... concordo que todos precisamos desta acção diária de cuidar de nós.

Enviar um comentário