Homem de Bem
O homem de bem é perseverante e sempre disposto ao labor encetado. Mantém-se discreto e silencia as suas ações benéficas, evitando alardear os feitos e os não executados. Fomenta a esperança e não transfere cargas para o seu próximo. Actua, e o seu exemplo sensibiliza outros, que passam a ajudá-lo. Não abandona o campo onde semeia, a pretexto algum.
Joanna de Ângelis
Um dia destes, um amigo das mesmas lides estudantis, porém cozendo-se com linhas diferentes, dizia-me aqui na net que, nesse momento e após ter acabado o seu treino de culturismo coincidento com o final de um trabalho o qual durara mais de um ano, que se sentia em êxtase, pleno de vida que se sentia bem com ele mesmo e bastante feliz... E, entretanto, estava tão feliz que me ia contando coisas do estilo que estava fascinado com uma coisa que ele chamava darkpsichology. Dizia ele que este tipo de psicologia baseava-se em dar poder ao indíviduo na base da manipulação....
Eu ficara sem pinga de sangue ao ouvir isto. A somar ao que lera num artigo algures dentro da mesma ideia de felicidade pessoal exacerbada e narcísiaca, talvez até provocadora e isolada a raiar a fobia social e o desprezo pelo outro que, na realidade não se gosta.
Entretanto, o amigo em questão convidava-me, mesmo eu tendo manifestado estar bastantate cansado, a aguentar até mais tarde até que ele acabasse o que tinha a fazer ,para falarmos presencialmente e tomarmos um copo. Disse-lhe que não estava bem, mas acabei por anuir e concordei em nos encontrarmos. Seria um prazer maior do que o de estar aqui na net a desfazer-lhe as ideias, dizendo que talvez se tratasse de devaneio ou êxtase mistíco e que isso passava e ele voltaria a ser igual ao que sempre terá sido até aí.
Engraçado e giro foi o que aconteceu ao cabo de mais de duas horas. O meu amigo estava então cansado como seria normal, tal como já estava quando comecei consigo a conversar, já não quis sair e ainda teve coragem para pedir que o compreendesse, mas esqueceu-se positivamente de pedir desculpa pelo tempo que me fez perder a atrurá-lo no MSN Messenger. E, ainda por cima por não ter conseguido cumprir com o que comigo acordara, não tomámos o devido copo, não lhe dei o que tinha para lhe dar e ele não me trouxe um livro da autora acima, pois talvez lhe faça falta lê-lo ainda... (chama-se O Homem Integral e trata de temas psicológicos colocados pela visão ciêntifica, transpessoal e espírita da Nobre Mentora Espirtual de Divaldo P. Franco)
Ao trazer á baila este facto, não me quero mostrar como um verdadeiro homem de bem, pois estarei a muitíssimos anos-luz de o vir a ser, simplesmente porque ainda necessito de recorrer a factos destes que a meu pensar, não são de todo exemplos a seguir. Contudo, concordo que é pessoalmente bem possível a cada um melhorar a cada dia um pouco mais em relação ao ontém, sem se pensar que aindo temos rasgos de felicidade neste conturbado mundo e que já atingimos a plenitude e que já somos verdadeiros anjos na terra, pois tal não é possível.
A mim sobrou-me a lição de que terei de estar mais vigilante e ser mais previdente como uma boa serpente.... se realmente me quero preservar e ser bom para mim e poder assim tornar-me mais assertivo e sem desconfianças, saber dizer mesmo não na hora certa.
Guerreiro da Luz
Depurarmos a felicidade de outros quando se apresentam verdadeiras de uma alegria de contágio excitante que nos façam sentir mais vivos pelo prazer de libertarmo-nos da vida para regressarmos plenos de energia, recalcando a expressão da amizade como se recalca uma angústia - será que ao fazê-lo, somos HOMENS DE BEM?
Aguilhotinarmos os sonhos da naturalidade viva de uma criança que nos guarda o tesouro no coração como quem chama por nós, para a seguir correr em nossa direcção e nos abraçar com todo o amor de um adolescente irreverente - será que fazê-lo, somos HOMENS DE BEM?
Afogarmos os pensamentos em análises encerradas num claustro de um profissionalismo académico que se evapora no ar, para depois nos roubar a sórdida importância de nos dizer - já só me resta umas mãos vazias de uma lágrima cheia de nada que corre pela face e que se afoga de novo em mim - será que ao fazê-lo, somos HOMENS DE BEM?
Esgravatar infinitas palavras sem ter a coragem de as dizer dando asas á imaginação que voa mais alto e que nos leva a viajar mais além do que manda a própria lei com a vertigem de cair no fundo do próprio medo que nos aflige - será que ao fazê-lo, somos HOMENS DE BEM?
P.S: Como todos nós sabemos, só haverá Homens de Bem, sempre que alguém nos descobrir como um "Bem" de uma Criança. Porque o melhor do mundo está dentro de nós. Basta procurar.
A Criança de Bem
Posted by Anónimo | 12:05 da tarde
Obrigado criança pela visita, mas o seu comentário não é um comentário, era artigo talvez para o seu blog.
Muito filosófic, muito á maeutico á laia de bom orador este seu artigo comentário, contudo não o posso comentar porque para mim entrar em conversa consifgo seria entrar em jogos que não me apraz nda ficar, seria agarrar-me á carga negativa em que vossa eiva o seu pensamento sem superar as premissas que inocentemente como criança sabidona (sa-bichona) você levanta... passe bem.
Posted by Guerreiro da Luz | 1:03 da tarde
Olhar para o outro lado, voltar atrás, é o significado de um pensamento criativo que se torna num comentário quando se tocam um no outro e se apontam ao espelho - "Este sou eu, e este és tu!" Quem não gostam de em segredo, inumeras vezes, quando a sós num cantinho muito especial da solidão, desembrulhar novamente o presente que a vida nos ofereceu, e que por acaso, como se num jogo em que a vida e a morte apostam, estamos dispostos a ir em frente e a continuar sempre, sempre, até ao fim.
Sentir a vida como um jogo, é elevar-nos á condição de criança que aprende e re-aprende que a felicidade não é apenas uma sorte que dá muito trabalho mas que é ganha, quando no derradeiro momento segurando o coração com as duas mãos e em voz alta gritamos - "Espera por mim!"
P.S: A Criança de Bem embrulha-se e conforta-se na toalha da sua identidade e não é "sa-bichona", respeita acima de tudo o que projecta um jardim sem flores numa tristeza a preto e branco que apaga o brilho colorido das diferenças, dividindo e limitando naquilo que os transforma e os consome nos seu interior como HOMENS DE BEM.
A Criança de Bem
Posted by Anónimo | 2:40 da tarde
Caro amigo Guerreiro da Luz,
É com emoção que bem leio este artigo e absorvo interiormenrte todo o seu conteúdo. Toca no mais intimo do meu ser.
Lembro que existem sempre momentos em que devemos tornarmo-nos despertos para o bem sem olhar a quem. Só que às vezes, nas nossas costas haverá sempre alguém se julga superior a nós, ignorando que somos todos seres provindos da mesma fonte divina.
Amigo, nos dias de hoje, ser-se pessoa de bem torna-se bastante relativo, pois, por detrás de uma capa de bem-feitor podem-se esconder algumas intenções menos boas e pouco claras...
Amigo, Ser-se um Homem de Bem significa ser-ae alguémq que é capaz de perdoar, por vezes sofre e sobretudo amar. É estar presente naqueles momentos de angústia, quando nada nem ninguém parece quereer de nó se aproximar devido ao egoísmo e orgulgo e à falta de carinho e de sensibilidade...
Quantas vezes alguns destes trevosos se apresentam e anunciam como almas caridosas, usando uma falsa calma e linguajar falsamente doce...
A meu ver, SER UM HOMEM DE BEM Significa: estarmos de bem connosco mesmos e bem com os outros, é querer ser útil no mommento certo...
Por outro lado, criticar mordazmente apenas significa que algo vai mal no interior do acusador...
Posted by Anónimo | 2:42 da tarde
Cara amiga criança de bem
Para descortinar a filosfia que para aí puseste deve ser preciso ir desenterrar o Freud a algum escaparate cheio de pó... Não entendi peva, pois de metáforas só mesmo as do senso comum, que essas cheias de escola psicanalítica não me interessa perceber muito senão iria muito longe e faria julgamentos apressados sobre a tua pessoa, diria qtalvez que estás ancorado numa qualquer fase do desenvolvimento visto de modo psicossexual, talvez que estejas tentando "matar o pai" numa qualqueer regressão á fase de latência...
Como para mim o indivíduo desenvolve-se sempre e resolve por si memso as crises da idade ao longo de todo o ciclo vital direi que afinal, pelos desejos que manifestas estarás a ficar uma criança crescida, assim perto dos jogos da puberdade...
Posted by Guerreiro da Luz | 7:45 da tarde
Amiga Noka, obrigado por mais esta visita e pelas palavras de carinho. Saliento a tua chamada de atenção para aquilo que na realidade será o ojectivo de cada um de nós aqui na Terra, tornar-se uma pessoa de bem. gostei da tua escrita e continuo a desafiar-te para dares largas e porque não seres mais uma voz das nossas neste lugar de criatividade que é a blogoesfera...
Posted by Guerreiro da Luz | 7:50 da tarde