« Home | A Importância do Olhar, do Sorriso e do Tom de Voz » | A alegria do olhar » | A Tragédia de Narciso » | O Corpo é um Rio » | Lenda das Amendoeiras em flor » | Quando não nos damos a conhecer » | Seja você mesmo » | Individualismo » | travessia » | Venham Mais Cinco » 

sexta-feira, janeiro 20, 2006 

Será que poderemos viver a sós, por nós mesmos?


Pensamos e vivemos por nós mesmos. Realizamos as nossas actividades por conta própria.
E, decidimos isoladamente na nossa consciência o que fazer e qual o melhor caminho a tomar.
Todos nós por necessidade gregária, algum dia sentimos a necessidade da companhia e da partilha…

Somos seres individuais, únicos mas não vivemos sós. Não nos é apenas possível passar, respirando o ar que a natureza nos proporciona…

Precisamos dos outros para nos fornecerem o que necessitamos para sobreviver… seja a comida ou o tinteiro para o computador ou a conversa fiada com o amigo que está do outro lado da linha etérea que é a net… Vivemos num mundo de permutas…

Podemos fazer muitas coisas sós mas não podemos viver sós.
Ah, como eu fico perturbado quando ouço a expressão: ah, eu não preciso de ninguém, estou muito bem sozinho…
Que ideia descabida, ignorante e egocentrista.

Se assim é, então porque teremos o dom da fala e da escuta? Se não é para vivermos sozinho/as seríamos necessariamente todos mudos e surdos, se a Lei Natural, no início do verbo assim o tivesse entendido…

Todos comunicamos. Mal ou bem. E naturalmente para subsistirmos enquanto gente, precisamos nos entender…

Este entendimento vem muitas vezes sob a forma do carinho amigo.
Às vezes durante o nosso ciclo vital resolvemos e escolhemos adoptar um amigo de quatro patas. Não entendemos bem o que ladra ou mia, mas entendemos quando ladra a direito ao testo da água ou da comida…

Percebemo-lo melhor ainda, e aí aprendemos que tem sentimentos parecidos com os nossos.
Quando estamos tristes porque estamos sós e ninguém aparece para tomar café e dar dois dedos de conversa, e esse amigo de quatro patas nos dá uma lambidela na cara, como que percebendo a nossa angústia, nos reconforta e mostra-nos o seu carinho…

Eu penso sempre que, precisamos todos de todos. Esta é a lição que os amigos de quatro patas nos dão…

Ah como aprendemos a viver com os outros seja pela ternura duma assertiva conversa ou de um aperto de mão ou de um porque se fizeres assim vais conseguir…

Com os amigos que não dizem a asneira, porque não podem dizer, ou a desconhecem por irracional de: eu não preciso de ninguém.
Esta forma de comunicar com carinho e sociabilidade, manifesta-se especialmente quando alguém chega e ele pressente nele um amigo do dono e abana a cauda ou dá uma focinhada no rabo como o meu amigo de quatro patas fazia com os meus amigos enquanto aqui existia…

Lembrei-me disto e apeteceu-me tecer aqui a recordação à laia de homenagem ao meu cão Bollis desaparecido por esta altura há uns anos atrás e que era bom amigo do dono e de todos os seus amigos e amigas, e que com ele aprendi muitas lições de vida em sociedade…

Borderliner

Eu acho que esse ditado tb não pode ser levado á regra, ninguém em rigor está só...nunca em lugar algum... o universo está tão pleno...

Estar só não quer naturalmente viver em solidão... o solilóquio é diferente do diálogo. Embora tenhamos de fazer muitas coisas sós... a mercearia tem lá outra pessoa aquem damos o dinheiro que recebemos doutras pessoas pra receber os produtos... Para consumir temos que comunicar e contactaro outro... Se não consuminoi-nos apenas as nossas energias e definhamos...

Enviar um comentário